domingo, 22 de maio de 2011

Arthur Pink - Quem tem o controle?


Quero fazer-lhe uma pergunta: Quem está no controle de tudo quanto se passa no mundo? Deus ou Satanás? Muita gente pensa que Deus é somente rei no céu, porém não pensa que Ele é o criador do mundo e também não acreditam que o controle todas as coisas que acontecem nele. Algumas pessoas acham que o mundo funciona como uma máquina, obedecendo as leis da natureza. Outros consideram que o homem pode controlar o que lhe acontece usando seu próprio livre arbítrio.
Mas me deixe fazê-lhe novamente a pergunta: Quem está no controle de tudo quanto se passa no mundo? É Deus ou Satanás? Quando olhamos para o que se passa no mundo, facilmente poderíamos concluir que Satanás está no controle, isso devido a que existe tanta confusão e pecado. Vemos que as coisas vão de mal em pior; continuamente ouvimos falar em guerras e revoluções; sabemos que há uma grande inquietude e temor no mundo. A maioria das pessoas permanecem na ignorância a respeito da verdade de Jesus Cristo, e muitos pensam que cristianismo é um fracasso. Ainda alguns que se identificam como crentes, têm sugerido que, embora Deus queira salvar às pessoas, não pode fazê-lo, porque essas mesmas pessoas não O deixam! Todo pareceria indicar que Satanás tem mais controle do que Deus tem.
Os crentes, mais do que ninguém, não deveriam pensar desta maneira.
Os crentes não devem interpretar o que acontece só pelo que seus olhos vêm, senão que devem interpretar as coisas através da fé. ("Porque andamos por fé, e não por vista", 2 Co 5:7). Os crentes acreditam o que Deus tem falado na Bíblia, e a Bíblia sempre tem advertido que o que está acontecendo no mundo é o que devia suceder (porque assim foi determinado por Deus desde o princípio). A Bíblia diz que a gente inconversa sempre estará em rebelião contra a autoridade e a lei de Deus. Assim sendo, não deveria surpreender-nos quando a gente despreza a Deus mesmo, porque Ele é a autoridade suprema e o doador da lei. A Bíblia anuncia que é Deus e não Satanás quem está controlando o que ocorre no mundo. A Bíblia nos ensina que Deus criou todas as coisas, e que Ele exerce um controle completo e soberano sobre tudo o que fez. A vontade de Deus não pode ser mudada. Ele é o Rei soberano sobre todas as coisas e nunca pode ser surpreendido por nada do que acontece. Ele reina sobre tudo, fazendo com que todas as coisas operem juntas para o bem de todos aqueles que O amam e que têm sido chamados por Ele para ser Seu povo.
Embora estas coisas sejam verdadeiras, somente podemos entendê-las e desfrutá-las se somos crentes em Deus. Temos que encher as nossas mentes com conceitos verdadeiros acerca de Deus, a Sua natureza e o Seu caráter. Só então poderemos aceitar com submissão e confiança todo quanto nos aconteça, sejam decepções, dificuldades ou tristezas, porque sabemos que todas as coisas, incluso estas, são controladas por um Deus tão sábio que não pode errar, e demasiadamente amoroso para ser cruel.
A gente precisa ouvir estas verdades acerca de Deus; a predicação superficial e vaga não basta. Então, permita-me observar novamente: Deus ainda vive; Ele vê tudo o que acontece e está em completo controle.
Quando pensamos acerca do que está acontecendo no mundo, não deveríamos começar a explicá-lo desde uma perspectiva meramente humana, porque se assim o fazemos, jamais compreenderemos esta vida. Existem muitas coisas na vida que achamos estranhas e difíceis de entender, porém através da Bíblia Deus nos dá entendimento. A Bíblia é a Palavra de Deus, a revelação divina para nós. Então, se queremos entender o que acontece no mundo, devemos começar aprendendo o que a Bíblia diz acerca de Deus. Este é o lugar correto para começar.
Se tentamos explicar as coisas partindo do estado atual do mundo e depois tentamos conectá-lo com Deus, concluiremos que Deus tem muito pouco a fazer com o mundo tal e como nós o conhecemos hoje.
Porém se começamos com Deus e depois O relacionamos com o mundo, começaremos a compreender o motivo pelo qual  as coisas estão assim agora. Deus é santo e julga aqueles que pecam contra Ele. Deus cumpre a sua Palavra e castiga a maldade, assim como tem prometido fazer na Bíblia. Deus pode fazer tudo, e nada pode resisti-Lhe ou vencê-Lo. Deus conhece tudo e ninguém sabe mais do que Ele. Nada é impossível para Deus. Assim então, quando olhamos para o que está acontecendo no mundo, podemos concluir que Deus tem iniciado seu juízo contra a maldade e o pecado em nosso mundo moderno, tal e como o fez no passado.
Existem duas maneiras de responder a minha pergunta acerca de quem está no controle. A pessoa que não acredita em Deus considera tudo desde o seu próprio ponto de vista humano, começa com o homem e é por isso que não pode entender como Deus pode estar no controle. Doutro lado, a Bíblia nos diz que os pensamentos de Deus não são os nossos, e que os caminhos de Deus não são como os nossos. A pessoa que não crê em Deus sempre pensará que é idiota dizer que Deus controla tudo. Porém, o crente sabe que Deus está no controle porque assim o tem falado Deus na Bíblia. O cristão começa com Deus. Embora haja muito pecado e sofrimento no mundo, o que causa tristeza no crente, ainda assim ele não diz "Se eu fosse Deus, não o permitiria". O cristão acredita que os caminhos de Deus são inescrutáveis e incompreensíveis. Deus tem ocultado muitas coisas de nós com o propósito de provar a nossa fé, para fortalecer a nossa confiança em Sua sabedoria e para ajudar-nos e aceitar a sua vontade. O cristão confia em Deus e tenta interpretar todas as coisas desde o ponto de vista de Deus. O crente confia em Deus e aceita o que acontece, porque sabe que provém dEle. E porque confia em Deus, seu coração pode ficar tranqüilo em meio da tempestade. Confiando em Deus, regozija-se porque sabe que no fim de tudo verá a glória de Deus.
 * Texto extraído do excelente livro "Deus é soberano"

Nenhum comentário:

Postar um comentário