sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vincent Cheung - Deus é amor


7. Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
9. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos.
10. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
11. Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
12. Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado.
13. Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito.
14. E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo.
15. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele.
17. Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo.
18. No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. (1 Jo 4:7-18)

"Deus é amor" é um ensino muito popular, bem como um slogan, que foi tirado da Bíblia para afirmar o oposto do que a Bíblia ensina. A confusão resulta de um equívoco, onde os homens têm inserido idéias não-bíblicas de amor para o texto bíblico e, em seguida, inferem o que desejam disto. Assim, eles pensam que, porque Deus é amor, os homens não serão condenados ao inferno, ou que os homens podem permanecer ignorantes de Jesus Cristo ou mesmo rejeitá-lo com impunidade.

Suponha que eu diga, "Mr. Lee é a própria imagem de generosidade, uma vez que ele instituiu uma bolsa de estudos para enviar dez alunos para a faculdade." A partir daí, não seria certo declarar, "Mr. Lee é a própria imagem de generosidade e, portanto, sinta-se livre para entrar em sua casa e pegar o que quiser." O significado e a aplicação de generosidade são definidos e limitados pela afirmação inicial. Assim como não se pode alterar "dez" para "cinco milhões", ou "estudantes" para "mecânica", ou "faculdade" para "Japão", a declaração não permite interpretar generosidade de qualquer jeito.

Da mesma forma, assim como aprendemos que Deus é amor pela Bíblia, devemos também aprender o que é o amor da Bíblia. Se a Bíblia define e restringe o significado e a aplicação do amor, então não podemos inferir nada diferente ou além dos limites que ela estabelece com o termo. Uma vez que a Bíblia ensina que multidões de pessoas sofrerão a condenação, o amor de Deus é evidentemente compatível com o envio de pessoas para o inferno e sua tortura para sempre. Ou seja, independentemente do que a Bíblia designe por amor, não é algo que extingue o fogo do inferno. Isto pode ser o oposto daquilo que os não-cristãos pensam que o amor deveria ser, mas se eles roubam Mr. Lee, eles serão arrastados para a prisão do mesmo jeito. A prisão de Deus é um pouco mais quente.

Assim como a declaração inicial sobre a generosidade do Sr. Lee é específica e restritiva, "Deus é amor" também aparece em um contexto que define este amor. Da próxima vez que alguém disser: "Bem, afinal de contas, Deus é amor", talvez para justificar o pecado, a incredulidade e a heresia, pergunte a ele: "Onde está isso na Bíblia? Qual é o contexto do versículo? O que o amor significa nesse contexto? Diga-me!". Assim que seu queixo cair e os seus olhos ficarem atônitos, conte para ele o que eu irei mostrar para você.

João diz, primeiramente, no versículo 8: "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." E então, ele imediatamente explica esse amor nos versos 9 e 10: "É assim que Deus mostrou seu amor entre nós: enviou o seu Filho unigênito ao mundo para que pudéssemos viver por meio dele. Este é o amor: Não fomos nós que amamos a Deus , mas que Ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." Portanto, por "amor" João se refere ao envio de Jesus Cristo por Deus e da finalidade para enviá-Lo.

Ele diz que Deus enviou seu "Filho único", referente à divindade de Cristo, que por sua vez este envio refere-se à encarnação, a divindade sendo "enviada" para habitar na humanidade. E então ele diz que Deus enviou seu Filho para fazer "um sacrifício expiatório", ou propiciação "por nossos pecados." Assim, o próprio caráter deste amor assume a depravação humana e a ira divina, caso contrário, não haveria motivo para fazer expiação. A expiação implica a morte de Cristo, e uma vez que a Bíblia ensina que a ressurreição é a prova de que Cristo cumpriu este sacrifício e que Deus o aceitou, isto vincula também à ressurreição de Cristo.

João diz que isso é como Deus "mostrou o seu amor entre nós." Quanta particularidade esta afirmação contém é um ponto de discussão, mas é indiscutível que, quando João diz: "Deus é amor", ele refere-se a um amor que é inseparavelmente associado e definido pelo envio de Jesus Cristo e da obra redentora que ele realizou. Como o assunto é o amor de Deus, e desde que este amor é definido por sua obra de salvação através de Jesus Cristo, todas as outras passagens bíblicas que explicam a redenção se tornam relevantes, incluindo Romanos 9. Paulo nos mostra que o amor redentor de Deus implica muitas baixas. A passagem vai nos ajudar a ver o que é confirmado por João.

Paulo escreve: "Assim como está escrito: Amei Jacó, mas rejeitei Esaú "(Romanos 9:13). Ele menciona isso para fazer o ponto de que o amor de Deus em relação a nós é um amor redentor, não é indiscriminado, mas é dirigido a indivíduos específicos de acordo com a própria escolha de Deus. Assim, ele continua, "Pois ele diz a Moisés:" Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão "(v. 15). A demonstração desse amor é salvífico e específico.

Se o amor de Deus é direcionado para indivíduos específicos, o que este amor significa para os réprobos? Paulo responde: “E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;  para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? " (V. 22-24).

Ele afirma que Deus tem o direito de fazer algumas pessoas para fins nobres, e, neste contexto, isso significa para receber sua misericórdia, e que ele tem o direito de fazer algumas pessoas para uso comum, e isso significa a sofrer sua ira. O objetivo é resolver a questão da justiça - Deus pode fazer o que quiser. Então, Paulo explica a razão para a criação e a tolerância dos réprobos, que são "preparados para a destruição." Ele escreve que Deus escolhe "para mostrar sua ira e tornar conhecido o seu poder ... para fazer as riquezas da sua glória conhecida para os objetos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória."

Em outras palavras, uma vez que seu povo escolhido é salvo da ira de Deus e, portanto, nunca irão experimentar este aspecto da glória divina, Deus fez os réprobos para que ele possa mostrar tudo o que ele é, condenando-os, punindo-os e torturando-os no inferno. Isto procede de seu amor redentor. Ele faz isso justamente porque ele ama aqueles que ele escolheu para receber sua misericórdia. Se eu quero mostrar ao meu filho como sou hábil com um rifle, eu não vou  atirar nele. Não, eu vou atirar em um cervo ou em um urso, cuja vida é dispensável. E eu vou fazer isso porque eu amo meu filho e quero que ele saiba mais sobre mim.

Este é o amor de Deus, e este amor sempre vence, porque Deus sempre vence. E isso significa que, porque Deus é amor, os réprobos - aqueles que não são cristãos e continuarão a ser não-cristãos por causa da pré-ordenação de Deus - nunca poderão escapar do fogo do inferno. Não importa quão duramente não-cristãos se esforcem para salvarem-se, Deus vai pegá-los e enviá-los para o inferno, onde ele irá ativamente torturá-los com dor e angústia sem fim. O amor de Deus (para si, para seu Filho e pelo seu povo escolhido) garante a danação eterna e o sofrimento de todos os não-cristãos. Ele vai fazer com que isso aconteça.

Então, mais tarde em sua passagem, João diz mais uma vez: "Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele." (1 João 4:16 b). Como no exemplo anterior, esta passagem aparece dentro de um contexto que define o amor e restringe o seu significado e aplicação. Imediatamente, antes disso, ele escreve: "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem" (v. 15-16a). O apóstolo de fato escreve que "quem vive no amor vive em Deus e Deus nele", mas nesse contexto isso se refere apenas a um tipo cristão do amor, um amor que afirma a teologia cristã: "Se alguém confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive nele e ele em Deus." O amor que devemos andar em um amor que "reconhece que Jesus é o Filho de Deus". Os cristãos só podem andar no tipo de amor que a Bíblia ordena.

Assim, no final, para Deus, o amor é inseparavelmente ligado ao envio de Jesus Cristo. E do nosso lado, o amor é inseparavelmente ligado ao nosso reconhecimento de Jesus Cristo. João acrescenta: "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem." O amor de Deus nunca falha. Podemos contar com ele para nos salvar através de Jesus Cristo, e podemos contar com ele para condenar os incrédulos para o inferno. Isso é o que significa quando a Bíblia diz: "Deus é amor."

Traduzido por: Eric Nascimento de Souza
Fonte: http://www.vincentcheung.com/